Codecon a Serviço da População
Consumidores de todo o Brasil terão a oportunidade
de fazer bons negócios nessa sexta-feira, 24 de novembro, na Black
Friday, quando diversos produtos são oferecidos com a promessa de altos
descontos, desde o pequeno até o grande varejista. Isto é o que promete
esta grande campanha de vendas. Visando coibir a propaganda enganosa
aqui em Salvador, há um mês, a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa
do Consumidor (Codecon), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Ordem
Pública (Semop), tem feito um levantamento de preços em lojas da
capital para acompanhar a veracidade das promoções. Como muitos
estabelecimentos se anteciparam ao período promocional, desde o início
da semana a equipe de fiscais retornou aos locais para conferir as
ofertas.
PUBLICIDADE. Caso uma loja apresente irregularidades, expedimos uma notificação e/ou
auto de infração, sendo concedido um prazo de dez dias para
apresentação da defesa. Assim, é aberto processo administrativo que pode
gerar multa de R$ 300 a R$ 6 milhões, a depender do tipo de infração ou
reincidência. A nossa orientação é que os consumidores pesquisem se os
produtos estão, de fato, com preços menores, seja na compra presencial
ou pela internet. Se feita online, importante verificar o histórico da
loja, se possui endereço físico e canal de relacionamento com o cliente.
Portanto, quem se sentir lesado ou quiser denunciar algum abuso pode entrar em contato com a Codecon pela central 156 ou pelo sistema Fala Salvador Além de atuar em datas específicas, como Black Friday, Natal, Carnaval,
São João, dentre outras, a Codecon age diariamente recebendo denúncias,
visitando e vistoriando estabelecimentos comerciais, orientando o
público, abrindo reclamações e audiências de conciliação, fazendo
cálculos relacionados a taxas e juros abusivos de contratos financeiros,
cartões de crédito e plano de saúde, além de realizar palestras e
eventos educativos para consumidores e fornecedores. O cidadão que
precisar dos serviços da Codecon deve comparecer à sede do órgão,
localizada na Rua Chile, centro. O atendimento também é feito nas
unidades das prefeituras-bairro de Itapuã, Cajazeiras, Liberdade,
Subúrbio, Barra, Rio Vermelho, Pau da Lima, Cidade Baixa e Cabula, onde
todos podem tirar dúvidas e pedir orientações. O objetivo é
descentralizar o atendimento e dar mais conforto à população.
Do início do ano até o dia 30 de outubro, a Codecon realizou 7.530 vistorias e retirou das prateleiras de diversos estabelecimentos comerciais 702 quilos e 623 litros de produtos impróprios para consumo. No mesmo período, foram emitidos 311 autos de infração e 3.117 notificações. Operações como Juízo Final, que fiscaliza funerárias no período do Dia de Finados; Operação Criança Segura, que tem como objetivo evitar acidentes com brinquedos; e Banco-Acessibilidade, que verifica a qualidade dos serviços oferecidos pelas agências bancárias, são alguns exemplos de que a Codecon está presente no dia a dia do consumidor. Trata-se de um trabalho preventivo e de fundamental importância para a segurança da população.